Preencha so campos abaixo.

(opcional)

(obrigatório)

(opcional)











(opcional)

Matérias

Estudo das Potencialidades Turísticas é estratégia para desenvolver o setor

Imprimir
Publicado em 13 de Março de 2013 - 13:31

 

Trabalhar o Turismo sem estudo e planejamento tem levado muitos municípios a perderem recursos e investimentos que poderiam gerar renda e empregos. É importante que os gestores municipais se conscientizem da importância de planejar e estruturar o setor.

O Estudo de Portencialidades Turísticas tem com o objetivo principal fornecer ao órgão municipal de Turismo e aos seus parceiros, as informações necessárias para o incremento da atividade no município.

Para isso,  a partir de trabalhos de campo, utilizando-se de metodologia já testada em diversaos municípios, são realizadas Palestras de Sensibilização para o Turismo; identificados e hierarquizados os atrativos; analisada a infra-estrutura existente; e levantadas as possíveis parcerias.

São feitos contatos diretos, pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com as lideranças e os agentes do setor, além de visitas de campo para a coleta de materiais e informações. Tudo complementado com análises de dados disponíveis em diversas instituições e documentos, estudos sobre a oferta turística e o perfil do turista/  visitante atual,  verificação de infra-estrutura disponível para o turismo, além de recomendações.

As atividades são divididas em três etapas participativas – Mobilização, Diagnóstico e Proposição, em que são utilizadas estratégias de envolvimento dos agentes ligados ao setor, a fim de que possam integrar-se ao trabalho, participando ativamente de sua concepção.

As Palestras de Sensibilização, sendo uma de apresentação inicial e mobilização, para técnicos e lideranças municipais, e as demais em locais de interesse do órgão municipal de Turismo, utilizam de dinâmicas participativas que permitem a busca do consenso sobre a importância do Turismo como gerador de emprego e renda, e do comprometimento, além de coleta de sugestões complementares.

Ao final, em um evento em formato de oficina, com a participação de servidores municipais do Turismo, de outras unidades municipais envolvidas no setor, como as áreas de Cultura, Ambiente e Esportes, e instituições parceiras, é elaborado o Planejamento para a implementação das ações, de curto e médio prazos, necessárias ao desenvolvimento do Turismo no município.

O Instituto Ideias vem realizando diversos Estudos de Potencialidades Turísticas, entre eles os dos municípios de Porto Real, Quatis, Silva Jardim, a Região dos Caminhos da Mata, a Rocinha na cidade do Rio de Janeiro, entre outros.

veja mais em: www.ideias.org.br

Fotos

Estudo das Potencialidades Turísticas é estratégia para desenvolver o setor