Preencha so campos abaixo.

(opcional)

(obrigatório)

(opcional)











(opcional)

Matérias

Mais um Inventário Turístico com o InvenTur será lançado dia 29

Imprimir
Publicado em 20 de Maio de 2013 - 12:03

A prefeita Rosinha Garotinho lança no próximo dia 29, às 16, no Museu Histórico de Campos, o inventário turístico do município, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep). De acordo com o secretário, Marcelo Neves, foram inventariados todos os bens, serviços e atrativos culturais e naturais do município. Além de divulgar o potencial turístico de Campos, o inventário vai facilitar o acesso de turistas à cidade.

O Inventário Turístico de Campos foi realizado pela Focall Consultoria, com o apoio técnico do Instituto Ideias e se utilizou do sistema da bando de dados InvenTur, que além de armazenar todas as informações pesquisadas, produz relatórios din6amico, permite atualizações diárias e criou o portal municipal de turismo www.camposturismo.com.br.

- Além dos pontos turísticos, quem estiver chegando a Campos saberá onde estão agências bancárias, postos médicos, farmácias e escolas. Somos um pólo universitário e esse público também será beneficiado porque ficará conhecendo mais sobre nossa cidade - diz o secretário.

Campos está em pleno desenvolvimento com grandes empreendimentos se instalando na cidade, como o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, ou nas proximidades, como o Porto do Açu. Estão surgindo hotéis, restaurantes e casas noturnas. - Já temos o turismo de negócios e queremos que estes empreendedores que vêm a Campos a negócio, também, possam desfrutar de nossas riquezas naturais ou históricas.

A diretora de Turismo, Ana Néry Alvarenga, acrescenta que o inventário será uma ferramenta de grande utilidade tanto para o setor turístico como para o setor econômico do município. - Estamos cumprindo uma prerrogativa do Ministério do Turismo de que todas as cidades de médio e grande portes devem ter seus inventários turísticos. Assim, o município garante a preservação da história dos bens materiais e imateriais, como Cavalhada de Santo Amaro, a Mana Chica, o chuvisco, as danças típicas, casarios, entre outras riquezas.

- O maior objetivo do inventário é incentivar o turismo em Campos. A prefeita atendeu o pleito do trade turístico e, agora, será lançado o inventário, que estará disponível através de um portal dinâmico que terá que estar sempre sendo atualizado - informa a diretora.

Ana Néry ressalta que o município tem uma história rica. - O município participou, ativamente, do ciclo da cana-de-açúcar, grandes vultos como José do Patrocínio, Nilo Peçanha e José Candido de Carvalho são daqui, além de mulheres que fizeram e continuam fazendo história. Nossa história precisa ser conhecida através de solares e casarios e das próprias ruas de Campos, através do Centro Histórico. Também temos vocação para o turismo religioso com as igrejas centenárias e algumas, até, tricentenárias.

No inventário, que também terá mapas, estarão sugestões de atrativos naturais e culturais; bens e serviços; o que fazer; onde comer e se hospedar. - A expectativa é de que o turismo deslanche. É um setor que está crescendo em todo o mundo. Temos água, montanha, entretenimento e história, diz Ana Néry, ressaltando que, na solenidade de lançamento do inventário, também, será entregue o selo de qualidade do turismo, criado de acordo com as normativas do Ministério do Turismo, aos empresários de um modo geral que quiseram participar.

Cursos - Durante a realização do inventário, foram oferecidos cursos de excelência no atendimento com foco no turismo. Participaram do curso taxistas, Guarda Municipal, que toma conta do patrimônio e recepcionistas dos hotéis e atendentes de restaurantes. "Isso vai contribuir para o desenvolvimento econômico do município também. O município crescendo e o investimento em turismo representa mais giro de divisas no município. É uma cadeia em que todos ganham", finaliza a diretora de Turismo.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Campos

Fotos

Mais um Inventário Turístico com o InvenTur será lançado dia 29